Etapa de ensino ajuda na construção de valores e no progresso escolar
Mariana Mandelli - Da Redação do Todos Pela Educação
As
crianças que passam pela Pré-Escola antes de ingressar no Ensino
Fundamental têm seu desenvolvimento emocional e escolar mais acentuado
do que os excluídos dessa etapa de ensino, afirmam os especialistas
ouvidos pelo Todos Pela Educação. Segundo eles, ingressar nessa etapa de
ensino aos 4 anos de idade evita a evasão e a repetência, além de
reforçar noções de cidadania.
“Pesquisas
em diversas áreas mostram que o retorno no futuro é muito elevado
quando a criança passa pela Educação Infantil. Há estudos em Educação,
Medicina e Economia, entre outros temas, que relacionam este fato, por
exemplo, à performance no mercado de trabalho”, destaca o professor da
Fundação Getulio Vargas (FGV) Aloísio de Araújo.
Para
ele, que é coordenador do livro Aprendizagem Infantil – Uma abordagem
da neurociência, economia e psicologia cognitiva, a existência de
centros de pesquisa sobre Educação Infantil, associados à universidade e
abrangendo essas diversas áreas de estudo, é uma boa opção para
pesquisar o tema.
Segundo os
pesquisadores, há divergências nas visões sobre a função da Pré-Escola
no País. “Alguns especialistas acham que ela (a Pré-Escola) deve
preparar para o Ensino Fundamental. Outros discordam dessa ideia e
defendem a promoção de outras competências das crianças. É uma
discussão polêmica”, explica Daniel Santos, professor da Faculdade de
Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da
Universidade de São Paulo (USP).
De
acordo com ele, não existe um projeto pedagógico consolidado para a
Pré-Escola hoje no Brasil. “Não adianta dar uma prova de português para
essas crianças de 4 e 5 anos, como se faz no 5º ano, por exemplo.
Precisamos discutir como monitorar e avaliar esse sistema”, afirma.
Para
os especialistas que encaram a Pré-Escola como uma etapa da
aprendizagem escolar, somente ofertar a vaga não é suficiente. “Não é só
matricular o aluno para incentivar a sua socialização. A criança está
lá para aprender e se desenvolver”, opina Cleuza Repulho, presidente da
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Bibliografia
Mesmo com o amplo debate sobre o papel da Pré-Escola, diversos estudos nacionais e internacionais mostram a necessidade de se dar mais atenção a essa etapa de ensino. Entre as pesquisas de destaque, está a do professor da Universidade de Chicago e Nobel de Economia James Heckman, que defende a ideia de que investir na Educação na primeira infância gera frutos na vida adulta em diversos aspectos, do profissional ao cognitivo.
Mesmo com o amplo debate sobre o papel da Pré-Escola, diversos estudos nacionais e internacionais mostram a necessidade de se dar mais atenção a essa etapa de ensino. Entre as pesquisas de destaque, está a do professor da Universidade de Chicago e Nobel de Economia James Heckman, que defende a ideia de que investir na Educação na primeira infância gera frutos na vida adulta em diversos aspectos, do profissional ao cognitivo.
Já entre os estudos
brasileiros, o professor André Portela, coordenador do Centro de
Microeconomia Aplicada da FGV, mostrou no ano passado, com base nos
dados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica
(Saeb) de 2005, que a criança que faz Pré-Escola demonstra um melhor
aprendizado em matemática e português, além de apresentar menor atraso
escolar.
FONTE: Todos pela Educação
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