Pesquisar este blog

sábado, 2 de junho de 2012

O DESABAFO DE UMA PROFESSORA!

"Sou do tempo em que não existia este tal de IDEB

Sou do tempo em que não existia este tal de IDEB, do tempo que os professores eram professores por vocação, por amar dar aulas, de saberem que esta profissão nunca foi valorizada, mas mesmo assim trabalhava por amor aos seus alunos. Sou professora por amar minha profissão, por ter consciência  de que sou repassadora de conhecimento, que recebo todos anos alunos que precisam saber além das matérias  afins, precisam cultivar  valores que por mim e pela sociedade são respeitados.
Mas estou descontente com a educação a um bom tempo, como índices podem subir se nos falta motivação? Se recebemos alunos e pais de alunos que não sabem valorizar esta profissão? Que não dão limites aos seus filhos e tudo o que fazem é tão lindo? Que já nos desrespeitam dentro de casa, quando falam mal de nós para os próprios filhos, professores são seres humanos também, sente dores, ficam gripados, não somos    máquinas, e não estamos nas escolas para sermos meras babás de filhos dos outros...
Observo hoje muitos que estão na educação não estão por que querem ser professores e seguir esta linda profissão, estão para ali poderem pagar sua faculdade ou receber um trocado (o chamado bico) e seguir adiante, com isso não se dedicam em serem bons professores em se preocuparem com conteúdos importantes para repassarem aos alunos e estes vão passando ano a ano sem saberem nada... Muito lamento isso... Penso e repenso que poderia ser um filho meu que está neste caminho sem fim... A vida infelizmente vai selecionar os bons e estes em que não foram bem preparados estarão sempre à margem de qualquer oportunidade. O que adianta termos alguns bons alunos se na trajetória dele encontrou um deste profissional no qual não exerceu sua função plena? É de se lamentar...
E agora nós professores de carreira, aquele que se dedicou mais de vinte e tantos anos à Educação, estamos com um salário chegando ao valor de um profissional que está ou se formou no magistério a pouco tempo, estamos nós motivados para darmos aulas, para termos compromisso aos nossos alunos? Isso nos motiva a estarmos constantemente estudando? Porque nós professores comprometidos  estamos frequentemente nos preparando para isso...
Amo dar aulas, mas tenho contas como todo mundo para pagar, e como todo mundo também pago aluguel, comida, roupas, etc. Tenho que estar hoje entre ser uma ótima professora ou seguir como muitos e fazer de conta que leciono... Mas meu desabafo é porque realmente não sei fazer isso... Quero sim, me aposentar e nunca mais saber desta profissão. Quando eu era criança observava minha tia que era professora, achava lindo ela sentada na mesa da sala no dia de domingo corrigindo testes, e numa visita a escola dela amei como ela e os alunos interagiam entre si, neste dia pensei “Quero ser professora”, aliás, sou de uma família onde a maioria são educadores... Segui esta profissão, hoje falo para meus filhos escolherem outro caminho que não seja a Educação."
Espero, mais uma vez, ter contribuido.

FORTE ABRAÇO

Um comentário:

  1. Tudo isso é lamentável...Me sento no seu lugar e com a mesma dor, pois me vejo lutando sozinha contra muitos. É verdade quando você diz que alguns professores fazem dessa profissão bico, talvez seja pela desvalorização da profissão, pelo desrespeito sofridos por parte dos alunos e pais de alunos (sabemos que de alguns sem valores morais).Sinto saudade do tempo em que eu era aluna e via meus professores serem respeitados e servirem como eespelhos, pois foi me espelhando numa das minhas professoras que escolhi esta profissão. Não me arrependo apenas lamento a falta de valores de famílias desestruturadas, de pais que não respeitam filhos e de filhos que não respeitam pais.Como estes alunos podem respeitar professores se não respeitam os próprios pais?Na época em que eu era apenas uma aluna o professor não era valorizado financeiramente (o salário era baixissimo), mas os professores tinham apenas o nosso respeito a nossa valorização."A base de toda conquista é o professor", mas na hora da valorização somos os menos valorizados, somos os únicos responsáveis pelo fracasso da educação.Enquanto os governantes se preocuparem com quantidade ao invés de QUALIDADE, a educação brasileira tende a piorar cada vez mais...Salve a Educação Brasileira...

    ResponderExcluir

Aqui é onde você tem vez e voz. Faça valer seus direitos.